Terreno Urbano

Venda: 1 850 000,00 €

Ref.ª LC06

CphvkZAlWMrtGnQ7AQ2WfEfx2FD0lvQgjkiLZNRL.png

o74x51hbrbiigqec96zzlh.jpg
  • 8aq3lxdfz1a8nyuh2sveh.jpg
  • bw7h0prhggti6lyq9wctif.jpg
  • vr89j572yy2rrix2neug7.jpg
  • dsvhep7bbca7pqrn36dptk.jpg
  • btbr41v9b2vwgmox8loj88.jpg
Vila Nova de Cacela - Vila Real de Santo António | Faro
  • 01_quartos.png
  • 04_area.png 1600.00m²
  • w1ygky_Isento.webp
Descrição

Prédio Misto, inserido em "Zonas de Habitação a Integrar - categoria H2" (alínea b) do nº3 do artº 61 do PDM de VRSA).

Área mínima de cada lote:

Moradias em banda : 150 m2
Moradias geminadas : 250 m2

Índice de utilização Percentagem máx. de área coberta
Moradias geminadas: 55%
Moradias em banda: 45 %

Excelente localização a escassos metros de serviços e comércio, bons acessos e com a praia de Manta Rota a menos de 900 metros.

Vila Nova de Cacela começou a desenvolver-se no início do século XX numa área rural de quintas principalmente devido à construção da estação ferroviária de Cacela e à antiga EN125.
É junto a esta via de comunicação que surgiram os primeiros edifícios da nova vila, que ao crescer tem vindo a absorver os antigos sítios tradicionais, com uma toponímia interessante: Buraco, Bornacha, Monte Grande, Poço Velho, Venda Nova, Coutada e Carvoeira. Na mesma época surge também alguma indústria ligada à agricultura, tais como uma moagem e lagares de azeite.
Vila Nova de Cacela foi elevada a vila há 92 anos, pelo Decreto 12:978 de 4 de janeiro de 1927, data em que a sede da freguesia de Cacela foi igualmente transferida do sítio da Igreja (Cacela Velha) para o aglomerado resultante da junção das manchas urbanas dos sítios da Coutada, da Bornacha e do Buraco. Estava-se em plena Ditadura Militar, sendo Presidente da República o marechal Carmona e Ministro do Interior José Ribeiro Castanho (natural de Cacela).

O clima da freguesia é mediterrânico; os invernos são curtos e suaves e os meses secos são cinco, de Maio a Setembro, sendo as temperaturas durante o Verão por vezes elevadas. As precipitações médias anuais rondam os 500 mm.
Na vegetação natural predominaria no litoral o Pinheiro-manso associado ao Sobreiro, na faixa calcária barrocal a azinheira associada à alfarrobeira e à aroeira e na região serrana o Sobreiro associado à Azinheira.
As culturas predominantes são as da amendoeira, da oliveira, da alfarrobeira, da figueira e da laranjeira, que se adaptam muito bem aos solos profundos e férteis que se encontram desde a região serrana até junto ao mar.
TURISMO
A Manta Rota é uma importante estância balnear, desenvolveu-se a partir de uma antiga aldeia de pescadores. Durante o Verão as suas águas podem atingir temperaturas superiores a 24 °C. Nas imediações deste centro turístico tem início a Ria Formosa e localizam-se os vestígios de uma vila romana.
Ribeira de cacela
Pequeno curso de água cuja importância está relacionada com a existência de uma das mais importantes jazidas fósseis do país, bem como de um interessante sistema de rega que inclui um açude de origem desconhecida, e as ruínas de uma azenha e de diversas levadas. Para além disso ainda encontramos nesta ribeira formações cársicas e uma fonte onde segundo as lendas surgem mouros e mouras encantadas.

Troço final da Ria Formosa entre Cacela Velha e Manta Rota
Formação lagunar com uma fauna e flora rica e variada separada do mar por um frágil sistema de ilhas e penínsulas arenosas, canais, salinas e sapais; nesta freguesia encontra-se a extremidade leste do Parque Natural da Ria Formosa - a península de Cacela, compreendida entre a barra de Cabanas e a praia da Manta Rota -, da qual se vislumbra uma paiasagem singular; junto à ria próximo da Manta Rota encontra-se uma calçada medieval e uma arriba fóssil bem conservada.
O Parque Natural da Ria Formosa estende-se ao longo de 60 km de costa, entre o Ancão e a Manta Rota, coincidindo com um sistema lagunar formado a partir de sedimentos trazidos pelo mar e pelas linhas de água da bacia hidrográfica vertente. É limitado a sul por um cordão dunar com duas penínsulas - Ancão e Cacela - e ilhas-barreira arenosas separadas por barras - Barreta, Culatra, Armona, Tavira e Cabanas.
Tal como todos os sistemas litorais deste tipo, o cordão dunar da ria Formosa está sujeito a fenómenos de erosão e deriva litoral.
A geometria da costa frente a Cacela tem variado ao longo dos séculos em função das correntes marítimas, das tempestades, dos sismos e da acção do Homem. Cacela Velha já esteve, alternadamente, dentro e fora da ria Formosa, tendo tido à sua frente, em diferentes épocas, ilhas-barreira mais ou menos largas e extensas, barras ou vastos areais. Por exemplo, no início do século XX, a barra de Cacela era o ponto terminal da ria Formosa, nela desembocando o canal de Tavira - via marítima de acesso àquela cidade.
A Ria Formosa é dotada de grande riqueza biológica, com diversidades a nível da fauna e da flora de relevo nacional e internacional, principalmente como habitat de aves aquáticas. A paisagem, humanizada, completa-se com cursos de água doce, manchas de sapal e de pinheiro manso e algumas áreas de pastagens.


Mais detalhes

Estado: Novo

Ano de construção: ---

Área do terreno: 4 700,00 m²

Área bruta: 1 600,00 m²